sexta-feira, 19 de outubro de 2012


São Paulo 19/10/2012     ARNALDO                             

VELHO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO.
Início e fim do Velho Testamento, e início do Novo Testamento.
Duas Alianças que Deus fez com Moisés e com Jesus.
A primeira aliança com Moises, Deus deu a Lei escrita em Pedra no Monte de Sinai.
(Êxodo 20:01 ) Os dez Mandamentos.
(Êxodo 31:8) Deus deu a Moisés duas tabuas dos testemunhos escrita em Pedras. Esta conduziu Israel do livro Êxodo até o livro de Malaquias e iniciando o Evangelho de Mateus com o Nascimento de Jesus e João Batista.
João Batista último dos profetas e Jesus o Messias, o Esperado.
Como ninguém tinha cumprido a Lei, Jesus estava ali para cumprir a primeira Aliança, ou Pacto, ou Concerto, para  estabelecer a Nova Aliança através do perdão dos pecados, pelo sangue que havia de ser derramado por Jesus.
(Mateus Cap.27:50-51) E Jesus clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. Eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
A partir deste momento, abriu-se o caminho para falarmos com Deus diretamente sem interseção dos Sacerdotes como era de costume na Lei e dos Profetas, e partir dai a Salvação através da Graça de Cristo estava estabelecida, para todos os homens que viessem a crer em Jesus.
Porque está escrito: (Hebreus 8:6-7) Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente quanto é mediador de um melhor concerto ou aliança, e está confirmado em melhores promessas.
Porque se o primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
(Hebreus 9:16-17) Porque onde há testamento necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força ou valor onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?(verso 18) porque o primeiro não foi consagrado sem sangue;
(Hebreus 9:28) Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Fica claro que o antigo testamento terminou, quando Jesus morreu na cruz do calvário. E o véu do templo se rasgou em dois; a partir desta hora deu início a nova aliança no sangue de Jesus: (Mateus 27:50-51)  
A primeira pessoa que entrou na promessa de Jesus, na nova aliança, foi o um dos ladrões na cruz do calvário.
(LUCAS 23:42-43) E disse a Jesus, Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino: E disse-lhe Jesus na verdade, te digo hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. Após o arrependimento dos pecados, e confissão, hora depois, cumpre-se a promessa de Jesus.
(LUCAS 23:46) Clamando Jesus com grande voz, disse: Pai nas tuas mãos entrego meu espírito. E havendo dito isto expirou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário